Pensando Grande

e sem limites

  • RSS
  • Delicious
  • Digg

crise 2016

 

A crise chegou e trouxe muito medo aos empreendedores – grandes ou pequenos – todos estão sofrendo os impactos causados pela crise que atingiu não só o Brasil, mas o mundo inteiro.

Eu tenho uma clínica, e assim como todas as pessoas que tem seu próprio negócio, estou sofrendo com o cenário atual. Muitos clientes deixaram de buscar meus serviços, não pelo atendimento e sim pela falta de dinheiro. As pessoas estão gastando o mínimo e somente com coisas que são indispensáveis para sobreviver. Coisas como fazer a unha toda a semana, sair pra comer fora e ir ao cinema se tornaram coisas supérfluas e devem ser evitadas.

Dessa maneira o comércio sente o impacto da crise. Lojas desertas, shoppings com movimento reduzido e várias lojas e empresas fechando.

Bom, que a crise chegou não temos como negar. Porém, podemos enfrentar essa crise e conseguir sair dela firmes e fortes.

Não vou dizer que as dicas que vou dar são super novas, ou que vão fazer milagres, mas pequenas mudanças e um pouco de atitude podem fazer a diferença. Temos que dar o nosso melhor, mas nem sempre isso dá certo. Bolar novas estratégias, prospectar novos clientes, fechar novas parcerias são alternativas bem vindas nessa crise.

Hoje vou contar pra vocês algumas coisinhas básicas que podemos fazer para conseguir novos clientes, manter os que já temos, sem perder a qualidade do nosso serviço.

Segue a lista das 7 maneiras de como enfrentar a crise.

1º: Descontos à vista

Todos sabemos que em época de crise as pessoas evitam utilizar os cartões de crédito. Isso as vezes dificulta um pouco a venda de algum produto ou serviço. Para sair bem dessa situação, por que não oferecer desconto no pagamento à vista? Dessa maneira você consegue agradar o cliente, não precisa pagar uma taxa um pouco mais alta da maquininha do cartão e ainda consegue ter o dinheiro inteiro em mãos. Muitas pessoas hoje preferem descontos à vista do que parcelar no cartão.

2º: Buscar parcerias

A crise não chegou só para você, outras empresas também estão correndo atrás do prejuízo. Por isso fazer parcerias com empresas e fornecedores é sempre um bom caminho. As parcerias funcionam de diversas maneiras, basta conversar e definir as vantagens de cada um.

3º: Cartão fidelidade

Uma boa maneira de fidelizar seus clientes é oferecendo cartão fidelidade. Isso funciona bem para aquele cliente que está sempre na sua loja. Monte um cartão onde você pode marcar toda vez que seu cliente comprou determinado produto. Quando o cliente comprar o mesmo produto você deve marcar o cartão dele. Estipule a quantidade de vezes que o cliente deverá comprar para poder ganhar um brinde ( o brinde pode ser de sua escolha, desde algum produto de sua loja até um valor “x” de vale presente, fica a seu critério). Dessa maneira você induz o cliente a continuar comprando com você. A ideia de ganhar algo só pelo fato da pessoa estar comprando algo que sempre costuma comprar chama atenção do cliente.

4º: Evite gastos

A última coisa que devemos fazer é entrar em dívida. Reformar nossa loja, comprar novos aparelhos ou comprar algo que te faça entrar em dívida, é com certeza uma furada. Esse não é o momento para isso. Caso seu comércio precise de reparos como uma parede com infiltração, um vidro da vitrine que quebrou, casos que não podem de fato esperar, tente pesquisar bastante antes de comprar. E o mais importante, faça o pagamento à vista. Dívidas não são bem vindas nesse momento.

5º: Divulgação online

Existem divulgações online em que você paga cerca de 10 reais e consegue um retorno excelente. Lugares como facebook e instagram são perfeitos para você divulgar sua empresa por um preço muito bom. Além de baratos você consegue fazer sozinho sua própria campanha. As vantagens são inúmeras: Você pode estipular o valor que quer pagar, filtra seu público alvo,  consegue atingir um número enorme de pessoas e o retorno é bem rápido. Caso seu saldo para divulgações esteja zerado, você pode optar por divulgações em grupos específicos no facebook ou whatsapp, por exempo.

6º: Pequenas mudanças geram economia

Se você é daquelas pessoas que deixam as luzes acesas, ou mesmo em dias frios liga o ar condicionado, está na hora de começar a mudar alguns hábitos. Pequenas mudanças como utilizar 2 folhas de papel e não 5 para enxugar as mãos, desligar aparelhos eletrônicos da parede quando não estiver usando fazem a diferença na hora que a conta chegar. Sei que você não quer perder a qualidade do seu serviço/ produtos, mas algumas mudanças durante o processo fazem a diferença no seu bolso e seu cliente não vai nem notar que você fez.

7º : Atitude

Esse é o fator fundamental para sua empresa dar certo. Nada cai do céu, você precisa ir atrás. Ter atitude de conversar com um amigo e pedir ajuda, ter atitude de pedir desconto, ter atitude de ir atrás de novos clientes. Atitude te leva a qualquer lugar. Com ela seu negócio vai dar certo e você vai conseguir passar por esse momento difícil em que estamos vivendo.

Estou aplicando esses 7 passos na minha clínica de estética. Sei que cada ramo enfrenta a crise de uma maneira. Algumas áreas foram mais afetadas que as outras. Mas como sabemos, todas as grandes empresas de hoje passaram por crises e sobreviveram, e hoje estão a todo vapor. Por isso não desista dos seus sonhos, tenha atitude e corra atrás. Não tenha medo. Planeje-se. E lembre-se, a crise não dura pra sempre, uma hora ela acaba. Não deixe que ela acabe com seu sonho, com sua empresa.

Essas dicas não são uma regra, mas isso tem dado certo pra mim, então significa que pode dar certo pra vocês também.

Espero ter ajudado. Se vocês quiserem acrescentar mais algum passo ou mais alguma dica que esteja funcionando pra vocês, escreve aqui nos comentários. Conhecimento é bom quando é compartilhado.

Até a próxima.

Sobre Juliana Sena:
Realizou seu grande sonho de abrir seu próprio negócio no ano de 2015. Possui uma clínica de estética na cidade onde mora. Dessa maneira conseguiu unir as duas coisas que ama: estética e empreendedorismo. Ela decidiu fazer esse blog para ajudar pessoas empreendedoras e que amam o mundo do negócio.
Categorias: Empreendedorismo

Comente este artigo


Mais comentados

crise 2016

7 maneiras de enf...

  A crise chegou e trouxe muito medo aos empreendedores - ...

Pessoas motivadas

Motivação no tr...

No trabalho todos buscamos dar o nosso máximo, procuramos ser ...

Franquia

Vantagens de abri...

De um modo geral, ter uma Franquia é uma vantagem. Para ...

conhecimento

Mostre ao mundo o...

Tenho notado em outras áreas de mercado que, diferente do ...

franquias_img_handshake

Desvantagens de a...

Para dar continuidade ao post "Vantagens de abrir uma Franquia", ...