Pensando Grande

e sem limites

  • RSS
  • Delicious
  • Digg

Tenho notado em outras áreas de mercado que, diferente do que ocorre na área de tecnologia, as pessoas oferecem muita resistência em mostrar para os outros aquilo que sabe.

É claro que se todo mundo soubesse o que você sabe, provavelmente seria muito mais difícil conseguir um bom emprego ou montar um negócio diferenciado. Afinal, que diferenças teriam minha empresa se todos soubessem fazer aquilo que faço?

Por outro lado, do que adiantaria você ser fera em matemática ou qualquer outra disciplina, fazer novas descobertas e pesquisas por sua própria conta e risco, investir seu tempo livre fazendo cursos, se ninguém souber que você sabe fazer isso?

A maioria das pessoas acredita que uma boa faculdade e um monte de certificados é suficiente. Sem dúvida isso contribuí muito para sua formação, mas como sabemos hoje, um curso superior apenas nivela você com o mercado. Pelo menos é o que acontece nas grandes cidades. Você não consegue mostrar em seu currículo tudo que sabe. E se conseguisse, nenhum recrutador leria seu currículo até o fim.

Mostre ao mundo o que você sabe

Não tenha medo. Você não vai perder nenhuma vaga de emprego por causa disso. Não estou falando pra você divulgar a fórmula secreta da coca-cola caso você trabalhe lá e saiba o segredo. Me refiro a você compartilhar o que aprendeu nos últimos dias, na última aula da faculdade ou do cursinho, dar sua opinião sobre um livro ou artigo que tenha lido, participar de listas de discussão, de fóruns na internet sobre os assuntos que gosta, ou até mesmo criar um concorrente para o PensandoGrande.com com as suas idéias e opiniões. =)

No meu mundo, ou seja, no mundo da programação temos exemplos claros de pessoas que compartilham seus conhecimentos e mudam todo o mercado. E isso não acontece de vez enquando. Acontece todos os dias. Quer um exemplo? Vou lhe dar dois:

  • Linus Torvalds – É conhecido como pai do Linux. Você já deve ter ouvido falar dele. Ele é apenas o cara que criou o núcleo de um dos sistemas operacionais (assim como o Windows) mais conhecidos atualmente. Ao invés de usar sua brilhante inteligência e criar algo fechado para uso próprio ou para vender, preferiu divulgar seu código fonte e contar com a colaboração de outros programadores para melhorar seu trabalho.
  • GitHub – É um dos sites onde os programadores criam projetos de forma colaborativa, com código fonte aberto pra quem quiser ver. Qualquer um pode alterar os projetos e submeter a sugestão de melhoria ou correção. Até 13 de setembro de 2012 o GitHub possuía 2.1 milhões de usuários e mais de 3.7 milhões de projetos. Na área de comércio eletrônico, na qual atuo, tenho visto muitos projetos de código aberto que vem desbancando alternativas de empresas que até então vendiam soluções para os mesmos problemas sem mostrar como foi feito (criptografando o código).

E você? O que está esperando pra começar a participar do que acontece no seu mundo?

Escreva um blog! Mande um artigo seu pra gente! Participe de fóruns e listas de discussão na internet! Aprenda e divulgue!

Afinal, pra que serve seu conhecimento?!

Sobre Ricardo Martins:
Formado em comunicação social, pós graduado em Tecnologia e Sistemas da informação e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Santa Cecília, atualmente é consultor/desenvolvedor em comércio eletrônico.
Website:http://ricardomartins.net.br

Comente este artigo


Mais comentados

crise 2016

7 maneiras de enf...

  A crise chegou e trouxe muito medo aos empreendedores - ...

Pessoas motivadas

Motivação no tr...

No trabalho todos buscamos dar o nosso máximo, procuramos ser ...

Franquia

Vantagens de abri...

De um modo geral, ter uma Franquia é uma vantagem. Para ...

conhecimento

Mostre ao mundo o...

Tenho notado em outras áreas de mercado que, diferente do ...

franquias_img_handshake

Desvantagens de a...

Para dar continuidade ao post "Vantagens de abrir uma Franquia", ...