Pensando Grande

e sem limites

  • RSS
  • Delicious
  • Digg

Bola pra um lado, bola pro outro. Uma, duas ou até mais pessoas ao mesmo tempo, numa quadra pequena de 6x10m esmurrando uma bola de borracha com uma raquete pesando menos de 120g. Que esporte sem graça! Essa costuma ser a visão de quem está do lado de fora da quadra e que nunca tentou sequer realizar um saque em uma partida de squash.

Assim também acontece com muitos colaboradores de empresas de qualquer porte, que nunca tiveram a oportunidade de experimentar estar do outro lado: do lado do empreendedor, do empresário ou do investidor de algum negócio. É sempre mais fácil quando se está de fora, isso não é novidade, certo?

O squash (assim como o empreendedorismo) é o esporte que mais se gasta calorias. Isso mesmo! Nem futebol, nem corrida queimam tantas calorias como uma partida de squash. “Segundo o professor de Educação Física Luciano Castro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ao praticar squash, uma pessoa de aproximadamente 70 kg gasta, em uma hora, de 700 a 800 calorias.”. E assim como o squash, você perde muitas calorias, principalmente no Brasil – mas isso é assunto pra outro post.

Aprender e pegar prática nesse esporte leva tempo, talvez mais tempo do que a maioria dos outros esportes que conheço. Jogo squash há mais de 4 anos, e eu e meus amigos de jogo não somos páreo para qualquer um que esteja uns anos à nossa frente. No entanto somos fascinados por esse esporte e brigamos por cada ponto como se fosse o último, e em muitos casos, discutindo e argumentando sobre suas regras, mas deixando qualquer desavença por ali mesmo. Mais alguma semelhança com empreendedorismo?

Claro! Assim como no squash, nossos adversários recuperam bolas tão difíceis que julgávamos já ter ganho naquela disputa de ponto. E a recíproca é verdadeira. Se dois jogadores de mesmo nível entrarem em quadra, não tenho dúvidas de quem será o vencedor: aquele que acreditar mais em todas as oportunidades, principalmente naquelas que seu adversário achar que você não vai conseguir, e você com fé, determinação e técnica (nessa ordem) tentar recuperar. O ponto é seu! O ponto é de quem se esforça mais! É daquele que acredita que não existe ponto perdido até que a bola toque duas vezes no solo!

Nos nossos jogos sabe quais são as bolas mais difíceis? As mais fáceis! A auto-confiança, se em excesso, também pode estragar um jogador numa disputa. Assim como no empreendedorismo, as bolas mais fáceis são subestimadas pelo receptor, que acha que já tem o ponto ganho. E o que ele faz nessa hora? Erra! Assim como todo empresário que entra com tudo em um negócio ou mercado que, por mais que tudo esteja a seu favor, e que domine o ramo de atividade, encara os desafios sem se preocupar com seu posicionamento em quadra, e com seu próximo movimento, errando assim nas coisas mais simples.

E tem mais! Eu arriscaria dizer que se fosse realizada uma pesquisa, descobriríamos que a maioria dos empreendedores jogam, já jogaram, ou gostam de squash. Eu já fiz a minha pesquisa, e os resultados até hoje confirmam o meu palpite. Faça a sua e compartilhe aqui seus resultados.

E aí? Vamos pra quadra?!

Sobre Ricardo Martins:
Formado em comunicação social, pós graduado em Tecnologia e Sistemas da informação e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Santa Cecília, atualmente é consultor/desenvolvedor em comércio eletrônico.
Website:http://ricardomartins.net.br

3 comentarios so far.

  1. “Que esporte sem graça! Essa costuma ser a visão de quem está do lado de fora da quadra”… E foi exatamente isso q pensei, a 1ª vez q te vi correndo atrás daquela bolinha bôba. Mas depois dessa rica postagem, e considerando a perda de 800 calorias por partida… Tenho dito: Futebol, Hóquei no gelo, Muay thai, é para os fracos… Squash SIM, é para os FORTES.

    • Lucka diz:

      승기, 너무 귀엽지 않아요?? ㅎㅎ작년에 한국에 있을 때 즐겨보던 TV 프로 중에 하나에요. 1박 2일!!다음 주에 같이 이 노래 불러 볼까요??No es chulo SeungKi?? jeje..El af1o pasado, cunado estuve en Corea ese programa es uno de mis favoritos de tele. 1bak 2il..!!Que9 les parece que cantemos esa cancif3n el se1bado que viene??

  2. Márcio Portes diz:

    Squash é o esporte mais saudável dentre todos.

    So discordo do autor ao dizer que é difícil de
    aprender, pois no primeiro dia voce consegue bater
    uma bolinha , e pode ser baixo, alto, magro, gordo,
    novo ou velho.

    Existe pessoas com mais ou menos aptidão, independente do tempo de pratica.

    Play hard!!!!

    Abraços

Comente este artigo


Mais comentados

crise 2016

7 maneiras de enf...

  A crise chegou e trouxe muito medo aos empreendedores - ...

Pessoas motivadas

Motivação no tr...

No trabalho todos buscamos dar o nosso máximo, procuramos ser ...

Franquia

Vantagens de abri...

De um modo geral, ter uma Franquia é uma vantagem. Para ...

conhecimento

Mostre ao mundo o...

Tenho notado em outras áreas de mercado que, diferente do ...

franquias_img_handshake

Desvantagens de a...

Para dar continuidade ao post "Vantagens de abrir uma Franquia", ...